Desigualdades e políticas públicas

#25 - JULHO 2022 ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

Crédito:Design de vectorpocket/Freepik

Base de dados do CEM traz divisões climáticas do Brasil em escala municipal

O Centro de Estudos da Metrópole disponibiliza para a comunidade científica, gratuitamente, uma base de dados georreferenciada em que faz um cruzamento entre dados demográficos e econômicos dos municípios do Brasil com a divisão em zonas climáticas, conforme a classificação do climatologista russo Wladimir Köppen.

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Atualidades

Menos de 1% do orçamento federal é direcionado a políticas públicas focadas na primeira infância no Brasil

Grupo de trabalho de Orçamento Público pela Primeira Infância, do qual o CEM fez parte, instituído em 2021 e coordenado pela Unicef, reuniu 17 atores vinculados ao tema para pensar, propor e avançar na implementação de uma agenda focada em expandir as ações na área.

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Priorizar o transporte ativo por bicicletas

Neste vídeo, a professora e pesquisadora do CEM Mariana Giannotti comenta os instrumentos de planejamento relacionados ao sistema cicloviário de São Paulo. Mapas, gráficos e tabelas explicam a situação atual frente ao que foi planejado nos últimos anos.

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NOSSAS PUBLICAÇÕES

The uneven geography of the accessibility and environmental quality in the global north and south: Introduction to the special issue

O artigo trata das ligações entre as desigualdades de acessibilidade, os mercados habitacionais, a qualidade ambiental e iniquidades em diferentes escalas urbanas. Escrito pela professora Mariana Giannotti, do CEM, com os pesquisadores Karst Geurs (University of Twente) e Deb Niemeier (University of Maryland), os resultados mostram como a compreensão das múltiplas dimensões da desigualdade é fundamental para ações no Norte e no Sul Global.

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Os movimentos sociais em livros didáticos de Sociologia para o ensino médio

Nos últimos anos, protestos políticos polarizados se tornaram fenômenos recorrentes no Brasil. Este texto escrito por Matheus Mazzilli Pereira, do CEM, em conjunto com Brenda Espindula (UFRGS), Camila Farias da Silva (UFRGS) e Eduardo Georjão Fernandes (Uniftec), analisa o material didático para a disciplina de sociologia e indica que o tema é contextualizado historicamente, mas os pressupostos teóricos se mostram defasados.

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Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural

O debate acerca das perspectivas de gênero na educação vem se fortalecendo em produções acadêmicas e em normativas internacionais. A partir dos conceitos de burocracia de nível de rua e de gênero, Gabriela Lotta (CEM), Marina Exner, Marcela Corrêa e Marta Farah – todas da FGV – exploraram os obstáculos postos às professoras para implementar as orientações de documentos normativos brasileiros que defendem a incorporação da perspectiva de gênero na educação.

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Democracia e redução da desigualdade econômica no Brasil: a inclusão dos outsiders

A pesquisadora Marta Arretche, do CEM, escreve capítulo no livro “A América Latina e o estado de bem-estar: características, obstáculos e desafios” organizado por Mauricio Godinho Delgado e Lorena Vasconcelos Porto. A obra discorre sobre os obstáculos, as conquistas e as razões das falhas deste modelo de Estado.

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