|
|
#2 - Maio 2020 |
ver no navegador
|
Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.
|
DADOS E ANÁLISES
Vulnerabilidade dos trabalhadores brasileiros na pandemia
A pesquisa realizada por Rogério Barbosa, Ian Prates e Thiago Meireles aponta que 81% dos trabalhadores brasileiros podem ficar vulneráveis devido à Covid-19, de forma razoavelmente homogênea e com efeitos semelhantes em estados mais ricos ou pobres da Federação. O conjunto de dados mostra como a pandemia tem potencial para agravar a situação de vulnerabilidade no país.
LEIA MAIS »
Proposta de contribuição social emergencial
Os pesquisadores Fábio Pereira dos Santos e Ursula Peres desenharam uma proposta de contribuição emergencial dos contribuintes de altas rendas. A contribuição incidiria sobre pouco mais de 11% dos declarantes do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2018. A arrecadação estimada seria de R$140 bilhões em um ano. O recurso poderia ser destinado para auxílio nos sistemas de saúde, social e econômico do país.
LEIA MAIS »
Assistência social e a pandemia: contribuições de uma política relegada
"Crises abrem oportunidades para transformação nas agendas de políticas públicas". Esse é o ponto de partida do ensaio de Renata Bichir, que reflete sobre a política de assistência social, sua estrutura e instrumentos. A coluna explica porque a assistência social não se iguala ao assistencialismo.
LEIA MAIS »
|
DE OUTRAS REDES
Bem-estar global
A Global Welfare Dataset (GLOW) é uma base de dados mundial recém lançada, que foi desenvolvida a partir do estudo “Bem-estar emergente”, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês). Seu objetivo é facilitar pesquisas comparativas entre as diversas regiões do planeta. O banco reúne 381 variáveis em 61 países, entre 1989 e 2015.
LEIA MAIS »
Violência e história da desigualdade
Como catástrofes e eventos violentos contribuíram para diminuir o desequilíbrio econômico? O tema é tratado no livro “Violência e a história da desigualdade: Da Idade da Pedra ao século XXI” do historiador Walter Scheidel da Universidade de Stanford. Traduzido agora no Brasil, o trabalho traz uma perspectiva original para o campo de estudos da desigualdade.
LEIA MAIS »
Indicações de:
Marta Arretche, professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e diretora do Centro de Estudos da Metrópole.
|
|
Se não desejar mais receber esta
newsletter, descadastre-se aqui.
|
|