|
|
#6 - Setembro 2020 |
ver no navegador
|
Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.
|
DADOS E ANÁLISES
Crise altera o perfil do trabalho em casa e do teletrabalho
Este estudo para a Rede de Pesquisa Solidária demonstra a mudança no perfil do trabalhador remoto durante a crise da covid-19. Coordenado pelos pesquisadores Rogério Jerônimo Barbosa (CEM), Ian Prates (CEBRAP), Fábio Senne (Nic.br), Leonardo Lins (Nic.br) e Thiago Meireles (USP), a análise investiga a realidade do trabalho em casa, agora mais qualificado e formal, e o impacto da desigualdade digital na atividade econômica.
LEIA MAIS »
Ciência e sociedade pós-Covid-19: inclusão e participação na produção de conhecimento
Em contribuição para a revista Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, o professor do Insper e pesquisador do CEM Charles Kirschbaum discute as possibilidades de revalorização e fomento da produção científica no contexto pós-pandemia. O artigo busca responder "em que medida as instituições ligadas à ciência no país poderiam promover maior participação e inclusão no processo de desenvolvimento de conhecimento científico e na sua difusão ao grande público".
LEIA MAIS »
|
ATUALIDADES
Nova diretoria e subprojetos de pesquisa do CEM
Mudanças no Conselho Diretor do CEM trazem à direção Eduardo Marques, professor do DCP-FFLCH/USP, até então ocupada pela professora Marta Arretche. O professor Adrian Gurza Lavalle, do mesmo departamento, assume a vice-diretoria. A professora da EACH-USP, Renata Bichir, passa a coordenar a Área de Pesquisas do Centro. A professora da Poli-USP, Mariana Gianotti, continuará coordenando a área de transferência. Além disso, dois novos subprojetos passam a integrar as linhas de pesquisa do CEM: “Desigualdades no transporte” coordenado pela professora da Poli-USP, Mariana Giannotti, e “Governança orçamentária de metrópoles” coordenado pela professora da EACH-USP, Ursula Peres.
LEIA MAIS »
CEM como parceiro científico do Nexo Políticas Públicas
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) integra a nova plataforma Nexo Políticas Públicas, que acaba de ser lançada pelo Nexo. O site é resultado de uma parceria entre o jornal digital e alguns dos principais centros de pesquisa do país e do mundo, que trabalham em diferentes campos do conhecimento. A plataforma traz conteúdo acadêmico-jornalístico com linguagem clara e formatos inovadores, sobre temas estruturais para o país e que têm interface com a formulação de políticas públicas. Todos os conteúdos da plataforma são abertos.
LEIA MAIS »
|
NOSSAS PUBLICAÇÕES
As políticas de redução das desigualdades, do ponto de vista dos gestores públicos
O livro “Implementação de Políticas e Atuação de Gestores Públicos: experiências recentes das políticas de redução das desigualdades”, da pesquisadora do CEM, Gabriela Lotta, em conjunto com Janine Mello, Vanda Mendes Ribeiro, Alicia Bonamino e Cynthia Paes de Carvalho, foi publicado pelo IPEA. O trabalho reúne relatos de 14 gestores públicos de diversas áreas com o objetivo de compreender as estratégias, desafios e dificuldades pelos quais os agentes passam ao longo das etapas de implementação das políticas.
LEIA MAIS »
Mobilidade e acesso à escola
Publicado no Journal of Human Development and Capabilities, este estudo conduzido pelos pesquisadores Mateus Humberto, Bruna Pizzol, Filipe Moura, Mariana Giannotti e Marcos Paulo de Lucca-Silveira utilizou bancos de dados georreferenciados para contextualizar o acesso à educação primária em termos de mobilidade urbana em São Paulo. Os resultados comprovam desigualdades sociais e raciais já estimadas nos estudos sobre a cidade, reforçando a necessidade de investimentos na infraestrutura urbana.
LEIA MAIS »
Sistemas nacionais de políticas públicas e seus efeitos na implementação: o caso do SUAS
Este artigo dos pesquisadores do CEM Renata Bichir, Sergio Simoni Junior e Guilherme Pereira, para a Revista Brasileira de Ciências Sociais, busca esclarecer o grau de eficácia de sistemas nacionais de políticas públicas em áreas e programas recém-estabelecidos. Considerando como estudo de caso o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a análise busca investigar a contribuição de sistemas nacionais na redução de desigualdades regionais e aprimoramento da governança.
LEIA MAIS »
|
|
|
|