Desigualdades e políticas públicas

#28 - outubro 2022 ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

Crédito: Mapa produzido por Daniel Waldvogel Thomé da Silva - Equipe de Transferência CEM

CEM mapeia a rede de ferrovias cargueiras da Região Metropolitana de São Paulo

A base digital georreferenciada apresenta o traçado cartográfico, distingue as concessionárias que operam cada trecho e destaca a extensão dos traçados. O material está disponível gratuitamente no site do Centro.

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Atualidades

Lançamento Fórum SP22: propostas para revisão do Plano Diretor e implementação da política urbana de SP

A 2ª edição do evento tem como objetivo realizar um diagnóstico da política urbana municipal e propor caminhos para as políticas do município. Com apoio do Centro de Estudos da Metrópole, o evento de lançamento foi realizado no dia 5 de outubro e está com a chamada de trabalhos aberta até dia 11 de novembro.

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Acesso à cidade, transportes e habitação

No nono vídeo da série realizada como projeto Mídia Ciência da Fapesp, Beatriz Moura dos Santos, consultora de mobilidade urbana e de gênero, analisa o acesso à habitação e emprego na cidade de São Paulo e discute quais instrumentos do Plano Diretor Estratégico atuam sobre o assunto.

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O IPTU como instrumento de arrecadação e equidade tributária: o caso do município de São Paulo

O Imposto Predial e Territorial Urbano, ao incidir sobre o patrimônio imobiliário, tem efeitos distributivos na sociedade. No décimo vídeo da série Mídia Ciência da Fapesp, do CEM, Guilherme Minarelli, pesquisador Jr. do CEM, discorre sobre as mudanças recentes da legislação sobre o imposto na capital do estado.

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FFLCH-USP abre edital para contratação de professores doutores por tempo determinado e indeterminado no Departamento de Ciência Política

Uma das vagas prevê docente para lecionar a disciplina “Políticas Públicas” e atuar como pesquisador/a associado/a ao CEM. O prazo final de inscrição no edital é 11 de novembro de 2022.

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A segunda vaga destina-se a pesquisador com dedicação integral e salário acima de R$ 13 mil para o Departamento de Ciência Política e o CEM. Edital tem inscrições até 17 de novembro de 2022.

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NOSSAS PUBLICAÇÕES

Telling a story in a deliberation: addressing epistemic injustice and the exclusion of indigenous groups in public decision-making

Pesquisas sobre deliberação sugerem que cidadãos deveriam poder compartilhar opiniões em fóruns públicos. Contudo grupos, como povos indígenas, costumam não ser ouvidos o suficiente em processos deliberativos. O artigo de Katarina Pitasse Fragoso do CEM analisa um conflito local envolvendo um grupo indígena e uma comunidade vizinha no Brasil e explora os testemunhos das pessoas e as consequentes injustiças envolvidas.

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Mecanismos entre decisão e implementação: a efetividade nos conselhos municipais de habitação

O trabalho de Fernando Rodrigues, do CEM, avalia se e como os conselhos municipais de habitação afetam as políticas públicas. O artigo, publicado na Revista de Sociologia e Política, analisou as decisões de diferentes municípios sobre critérios de seleção do programa Minha Casa, Minha Vida e do conselho de habitação de São Paulo para a construção de moradia.

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Why do political parties promote participatory governance? The Brazilian Workers? Party case

Através do estudo de caso do Partido dos Trabalhadores (PT), a pesquisadora Carla de Paiva Bezerra investiga os incentivos que os governos têm para criar e promover inovações de governança participativa. Publicado na revista Critical Policy Studies, o artigo defende que os motivos combinam interesses ideológicos e pragmáticos.

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We, Daniel Blake: applying experiential learning to the study of street-level bureaucracy

O artigo investiga uma experiência de aprendizado no Brasil que combinou palestras tradicionais e aprendizado experimental. Gabriela Lotta, do CEM, e Iana Alves de Lima, da FGV, avaliaram três dimensões dos resultados do aprendizado – o afetivo, o conhecimento e o baseado em habilidades – usando questionários e grupos focais. Os resultados apontam que estudantes vivenciaram o curso de forma diferente, dependendo de sua formação profissional.

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