|
|
#4 - Julho 2020 |
ver no navegador
|
Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.
|
DADOS E ANÁLISES
Mudanças no transporte coletivo de grandes cidades aumentaram risco de contágio dos grupos mais vulneráveis
Estudo coordenado por Mariana Giannotti, pesquisadora do CEM e professora da Poli-USP, mostra que as desigualdades no transporte público cresceram em razão das medidas adotadas pelos governos estaduais e municipais durante a pandemia. A redução na circulação de ônibus, trens e metrô não acompanhou a demanda e resultou numa maior lotação dos meios de transporte público, particularmente nas periferias de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. A análise faz parte da produção da Rede de Pesquisa Solidária, iniciativa que reúne mais de 40 pesquisadores que vêm monitorando as políticas públicas no enfrentamento da covid-19.
LEIA MAIS »
Contribuição emergencial sobre altas rendas permitirá manter oferta de auxílio de R$ 600,00 por quatro meses
A redução da Renda Básica Emergencial para R$ 200,00, conforme aventada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, colocaria mais de 20 milhões de pessoas em situação de pobreza. Tal resultado foi identificado pelo estudo coordenado por Rogério Barbosa do CEM, Ian Prates do Cebrap, e com participação de cientistas da USP e da UFRGS. A análise propõe uma solução que seria financiada por uma Contribuição Social Emergencial sobre Altas Rendas. O trabalho também foi desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa Solidária.
LEIA MAIS »
|
ATUALIDADES
Público e privado, dois modelos em disputa no Sistema de Saúde brasileiro
Neste artigo de Maria Luiza Levi, professora da UFABC, e Ursula Peres, professora da EACH/USP e pesquisadora do CEM, são analisados os desafios do financiamento do sistema de saúde pública no país. “A pandemia de covid-19 tem evidenciado a necessidade premente de estruturação do sistema de saúde para proteger a população. Mais do que nunca, o aprofundamento radical das estratégias do SUS é não apenas desejável; ele é o único caminho viável para a saúde no Brasil”.
LEIA MAIS »
Renda Emergencial e Desafios da Seguridade
Rogério Barbosa do CEM participou do seminário da Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados, ocorrido em Brasília em 10/06. O pesquisador discutiu os temas das desigualdades, o mercado de trabalho, a seguridade social e a renda emergencial na pandemia.
VEJA MAIS »
Como a Renda Básica de Bolsonaro coloca o Bolsa Família na berlinda
Neste ensaio, os pesquisadores do CEM Carolina Requena, Sergio Simoni e Paulo Flores discutem os potenciais usos políticos da extensão da Renda Básica Emergencial ou da adoção de uma renda permanente no pós-crise: “Poucos têm atentado, contudo, para um aspecto central: o ‘lugar’ desse novo programa em relação ao atual sistema de proteção social — destacando-se aí o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o Bolsa Família — que coloca em evidência a disputa pelo seu selo de origem e a consequente utilização na corrida presidencial de 2022”.
LEIA MAIS »
|
NOSSAS PUBLICAÇÕES
The entangled city: crime as urban fabric in São Paulo
Publicado em 2020 pela Manchester University Press, este livro de Gabriel Feltran foi escrito com base em 15 anos de trabalho de campo etnográfico na cidade de São Paulo. O autor apresenta análise sobre a crescente violência nas cidades do país e sua ligação com o surgimento de mercados ilegais transnacionais desde a década de 1970. Discute ainda o papel mais recente do Primeiro Comando da Capital neste cenário. O trabalho mostra como informalidade, ilegalidade e violência criminal são produzidas envolvendo mercados legais e ilegais e instituições formais/informais, não apenas em São Paulo.
VEJA MAIS »
Estado em Ação: Participação Social, Ação Estatal e Políticas Públicas
Este dossiê, publicado na Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, organizado pelas professoras Lizandra Serafim (UFPB), Maira Rodrigues (UFABC e CEBRAP) e Renata Mirandola Bichir (EACH/USP e CEM), traz artigos sobre as temáticas da participação social e políticas públicas. Os trabalhos reunidos na publicação discutem pontos como: os limites e possibilidades de influência dos atores sociais nas políticas públicas, como são processadas pelo Estado as demandas da sociedade civil e as decisões tomadas em instituições participativas, entre outras questões.
VEJA MAIS »
|
|
Se não desejar mais receber esta
newsletter, descadastre-se aqui.
|
|