Desigualdades e políticas públicas

#20 - Fevereiro 2022 ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

Operações Urbanas contribuem com elitização do espaço urbano em São Paulo

As regiões da Faria Lima e da Água Espraiada tornaram-se ainda mais exclusivas e elitizadas, indica a Nota Técnica do CEM. Enquanto isso, o Centro Histórico da cidade presenciou o aumento dos imóveis de padrão médio e a perda de edifícios comerciais.

LEIA MAIS >>

Crédito da foto: Marcos Santos/USP Imagens

CEM disponibiliza base de dados inédita sobre zoneamento da cidade de São Paulo

Legislação estabelece os diferentes tipos de uso do solo na cidade e define onde se podem realizar certos tipos de atividades, onde é permitido adensar as construções e especifica a implementação do Plano Diretor Estratégico (PDE). A equipe do CEM tratou e agregou os dados originais disponibilizados pela prefeitura em arquivos disponíveis ao público.

LEIA MAIS >>
ATUALIDADES

Homenagem ao cientista político Lúcio Kowarick

Professor da Universidade de São Paulo, falecido em 2020, recebeu homenagem do CEM, em parceria com o Departamento de Ciência Política da USP (DCP-FFLCH), o Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas (NUPPs) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA). Na ocasião, docentes como Teresa Caldeira, Ana Amélia da Silva, Clara Levin Ant e o diretor do CEM, Eduardo Marques, enfatizaram as contribuições de Kowarick à pesquisa urbana, em sessão mediada pelo vice-diretor do CEM, Adrian Gurza Lavalle.

VEJA MAIS >>
NOSSAS PUBLICAÇÕES

On the Need for Political Integration in Cities

A segregação residencial delimita o que algumas pessoas podem obter das cidades em termos de acesso aos recursos urbanos e ao tratamento respeitoso, conforme defende a pós-doutoranda do CEM, Katarina Pitasse Fragoso. No artigo, publicado na Critical Review of International Social and Political Philosophy, a autora apresenta um projeto integracionista capaz de fomentar o respeito mútuo entre os moradores das cidades.

LEIA MAIS >>

Continuity and Change of Urban Policies in São Paulo: Resilience, Latency, and Reanimation

Neste artigo, o diretor do CEM, Eduardo Marques, questiona as explicações mais tradicionais dadas à mudança em políticas urbanas. Os resultados publicados na revista Urban Affairs Review demonstram como as políticas não mudam apenas abruptamente ou progressivamente, mas também de forma oscilante.

LEIA MAIS >>

Interações socioestatais e construção de capacidades nas políticas públicas: o caso da assistência social na cidade de São Paulo

O texto de autoria dos pesquisadores do CEM Renata Bichir, Guilherme Nunes Pereira e Maria Laura Gomes e publicado na Revista Novos Estudos Cebrap, verifica o papel das interações socioestatais na construção de capacidades estatais de regulação e de provisão da política de assistência em São Paulo.

LEIA MAIS >>

Transferência monetária no Brasil e no Chile: comparando ideias e o papel de instrument constituencies

Maria Clara Oliveira e Renata Mirandola Bichir, do CEM, demonstram a vantagem de se recorrer a conceitos como comunidade epistêmica e instrument constituency. O artigo, publicado na revista Lua Nova, mobiliza este referencial para examinar a disseminação de políticas públicas pelo mundo, analisar problemas na agenda política nacional, discutir soluções possíveis e formular políticas públicas.

LEIA MAIS >>

How Do Community Health Workers Institutionalise: an Analysis of Brazil's CHW programme

O artigo, publicado na Global Public Health, analisa a legislação federal brasileira para entender como ocorreu a institucionalização da força de trabalho de profissionais da saúde nas últimas três décadas. Os pesquisadores Gabriela Lotta (CEM), Morgana Krieger (FGV EAESP), Clare Wenham (LSE), Denise Pimenta (Fiocruz), Theresia E. Nkya (University of Dar es Salaam-Mbeya), Brunah Schall (Fiocruz), Ana Carolina Nunes (FGV EAESP) e Ana De Menezes (LSE) realizam uma análise histórica do assunto no país e identificam os paradoxos enfrentados no processo.

LEIA MAIS >>

Qualifying Accessibility to Education to Investigate Spatial Equity

Os pesquisadores Mariana Giannotti, Bruna Pizzol e Diego Bogado Tomasiello calcularam e compararam a acessibilidade e a mobilidade oferecida em escolas primárias em São Paulo. O trabalho, publicado no Journal of Transport Geography, revelou disparidades entre escolas públicas e privadas tanto na qualidade quanto no modo de transporte.

LEIA MAIS >>

Recebeu esta newsletter por indicação? Cadastre-se aqui.

 

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE

T FFLCH/USP 55 11 3091 2097

T Cebrap 55 11 5574 0399

W http://centrodametropole.fflch.usp.br/

@ centrodametropole@usp.br

 

 

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui.