|
|
#12 - Abril 2021 |
ver no navegador
|
Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.
|
DADOS E ANÁLISES
CEM oferece a maior base de dados gratuita de logradouros da Região Metropolitana de São Paulo
O CEM-Cepid/Fapesp oferece a mais ampla base de dados sobre os logradouros da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), disponível para consulta gratuita no site do Centro. A base, que contém as ruas, avenidas, travessas, pontes e viadutos da maior área metropolitana do Brasil, acaba de ser atualizada pela equipe de Transferência do CEM. Totalizando 326.058 segmentos ou trechos viários, dos quais 89% têm nome, numeração dos imóveis e CEP. Trata-se de uma cartografia em constante reelaboração, de forma a aumentar sua precisão. "Nossas matrizes cartográficas foram construídas com a finalidade de embasar e apoiar as pesquisas desenvolvidas pelo CEM, inexistindo quaisquer direcionamentos no sentido de exploração comercial. Dada a qualidade e quantidade de informação dessas bases, assim como a nossa missão de contribuir para a disseminação de bases de dados e para pesquisas e políticas empiricamente embasadas, vimos que não faz sentido mantê-las só para uso dos nossos pesquisadores. Então, disponibilizá-las para a comunidade científica e a sociedade em geral foi um passo natural”, disse Eduardo Marques, diretor do Centro.
LEIA MAIS »
CEM mapeia as 82 regiões metropolitanas do Brasil
O CEM disponibiliza, de forma digital, um conjunto de 26 arquivos que compõem as divisões territoriais do Brasil. Nesse material, destacam-se as bases cartográficas referentes às 82 regiões metropolitanas do país e um conjunto especial contendo bases das 14 regiões metropolitanas analisadas de forma mais detalhada por pesquisadores, como as de Porto Alegre, São Paulo, Goiânia, Recife, Belém, entre outras. Os arquivos contêm bases com os limites municipais, estaduais, regiões metropolitanas, macrozonas, regiões geográficas, articulação urbana, polos, sedes, dentre outros. O conjunto compõe um importante retrato dos limites territoriais brasileiros. A fonte principal de dados são as planilhas, semestrais ou anuais, divulgadas pelo IBGE.
LEIA MAIS »
|
ATUALIDADES
Seminário CEM: É a política... A efetividade das conferências e seus mecanismos causais
Em seminário online, transmitido pelo canal do CEM no dia 08 de abril, o vice-diretor do CEM e docente do DCP/FFLCH-USP Adrian Gurza Lavalle e a doutoranda Fernanda Vick apresentaram artigo publicado no periódico Opinião Pública. O artigo apresenta um estudo de caso detalhado sobre a Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada em 2010, e sua incidência sobre o modelo de financiamento do Plano Nacional de Educação 2014/2024 (Lei nº 13.005).
O seminário teve a mediação da professora da EACH/USP e coordenadora da área de Pesquisas do CEM Renata Bichir e contou com a participação como debatedor do professor de Ciência Política da Unicamp, Wagner Romão.
ASSISTA »
Seminário Internacional 2021 reúne cientistas para discutir pesquisas em andamento no CEM
Ocorreu na segunda quinzena de março o Seminário Internacional do Centro de Estudos da Metrópole. O evento anual reúne pesquisadores do CEM e convidados externos para discutir pesquisas que estão em fase de conclusão e divulgação na forma de papers em periódicos científicos, e pela primeira vez aconteceu de forma remota em razão da pandemia. Em toda edição do seminário, um pesquisador internacional membro do Comitê de Assessoramento Internacional (CAI) do CEM é convidado a acompanhar os debates, contribuindo com sugestões para os estudos apresentados.
Na edição de 2021, o seminário foi dividido em 5 sessões, discutindo os seguintes temas: "Políticas Urbanas”, "Implementação de Políticas”, "As Desigualdades em Políticas Públicas”, "Desigualdades e Comportamento Político” e "Governança Subnacional de Políticas Sociais”. O evento contou com a participação da professora Brodwyn Fischer, da Universidade de Chicago pela CAI, além de outros sete pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras como debatedores.
LEIA MAIS »
Entrevista para o Urbanidades com os organizadores do livro "Espaços Periféricos"
O podcast Urbanidades recebeu os organizadores da coletânea "Espaços periféricos: política, violência e territórios nas bordas da cidade” (EdUFSCar), Matthew Richmond, Valéria de Oliveira, Jacqueline Placencia e Moisés Kopper. A publicação, produzida com base em pesquisas desenvolvidas no CEM, parte de observações sobre o distrito de Sapopemba para discutir a literatura sobre periferias. "As questões que essa literatura trata evoluíram juntamente com a complexidade desses espaços periféricos [...] As definições que a gente emprega do que são as periferias variam com o tempo, elas são dinâmicas e variam com o tipo de preocupação teórica que está em jogo em cada momento histórico. Essas definições, além de serem dinâmicas, são móveis e se desenvolvem na relação com o que está acontecendo nas periferias”, explica Kopper.
OUÇA »
Últimos dias para se inscrever no edital de seleção de bolsista de jornalismo científico
O CEM adiou o prazo final de submissões do edital para seleção para o Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico. O edital visa selecionar um bolsista para desenvolver projeto relacionado ao canal do Youtube do Centro de Estudos da Metrópole e é voltado para recém-formados. O prazo para as inscrições foi ampliado para 15 de maio. O edital está disponível para consulta no site do CEM.
LEIA MAIS »
|
NOSSAS PUBLICAÇÕES
"Measuring Changes in Residential Segregation in São Paulo in the 2000s"
A publicação "Urban Socio-Economic Segregation and Income Inequality: A global perspective” (Springer, 2021), lançada recentemente, teve a contribuição dos pesquisadores Flávia Feitosa, Joana Barros, Eduardo Marques e Mariana Giannotti, autores do capítulo de análise da segregação em São Paulo entre os anos 2000 e 2010. O capítulo foi intitulado "Measuring Changes in Residential Segregation in São Paulo in the 2000s".
LEIA MAIS »
"Why do local governments produce redistributive urban policies?"
O professor e diretor do CEM Eduardo Marques publicou, em março deste ano, artigo no Journal of Urban Affairs, no qual a temática da criação e manutenção de políticas urbanas redistributivas em cidades do sul global é abordada.
LEIA MAIS »
|
|