Desigualdades e políticas públicas

#31 - março 2023ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

Apoio a sistema tributário progressivo depende da explicitação das faixas de renda que pagarão mais impostos

Nota Técnica 19 do CEM discute o apoio condicionado da população para eventuais reformas tributárias no Brasil. Mostra como os eleitores não tendem a situar corretamente sua posição relativa na distribuição da renda, tendendo a posicionar-se na posição mediana. O trabalho foi produzido por pesquisadores do CEM para a Samambaia Filantropia.

LEIA MAIS >>

ATUALIDADES

CEM integra grupo de trabalho sobre orçamento na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados

A professora e pesquisadora Ursula Peres representa o Centro de Estudos da Metrópole no GT da Secretaria da Mulher. A finalidade é contribuir para desenvolver propostas orçamentárias com foco na superação da desigualdade entre homens e mulheres, com destaque para a perspectiva de raça.

LEIA MAIS >>
NOSSAS PUBLICAÇÕES

Participação e ativismos: entre retrocessos e resistências

No debate sobre as crises das democracias, as análises costumam focar nas disputas entre as elites e consequentes impactos nas instituições. Neste livro, organizado por Adrian Gurza Lavalle (USP), vice-diretor e pesquisador do CEM, em conjunto com Luciana Tatagiba (Unicamp), Debora Rezende de Almeida (Unb) e Marcelo Kunrath Silva (Ufrgs), os textos abordam como as relações entre as políticas institucional e extrainstitucional afetam as disputas por recursos públicos num contexto de avanço da extrema direita.

LEIA MAIS >>

Examining the Intersection Between Gender, Community Health Workers, and Vector Control Policies: a Text Mining Literature Review

Neste artigo, publicado na revista American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, Gabriela Lotta, pesquisadora do CEM, em parceria com autoras de outros países, busca entender como as normas de gênero têm sido retratadas na literatura sobre políticas de controle vetorial com agentes comunitários de saúde.

LEIA MAIS >>

Policy Dynamics and Government Attention Over Welfare Policy: An Analysis of the Brazilian Case

Renata Bichir, do CEM, e Felipe Brasil, da EACH-USP, utilizam dados inéditos sobre políticas de bem-estar social de 1988 a 2018 no Brasil. O trabalho investigou as mudanças na agenda da previdência social brasileira em nível federal, com particular atenção para os momentos de continuidade e de inflexão.

LEIA MAIS >>

Racial Social Norms Among Brazilian Students: Academic Performance, Popularity, and Racial Identification

Para compreender a relação entre desempenho acadêmico, popularidade e identificação racial, este artigo pesquisa cinco escolas brasileiras e as compara com os Estados Unidos. Charles Kirschbaum, do CEM, junto com Naércio Menezes-Filho e Alysson Portella, ambos do Insper, cruzam dados de composição racial, laços de amizade e notas para discutir convergências e distâncias entre os fatores analisados.

LEIA MAIS >>

Unfolding Time, Race and Class Inequalities to Access Leisure

O acesso às atividades de lazer é um elemento importante para compreender o potencial de participação de indivíduos na sociedade. Este estudo de Diego Tomasiello e Mariana Giannotti, ambos do CEM, investiga a relação entre lazer e desigualdades no município de São Paulo.

LEIA MAIS >>

Recebeu esta newsletter por indicação? Cadastre-se aqui.

 

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE

T FFLCH/USP 55 11 3091 2097

T Cebrap 55 11 5574 0399

W http://centrodametropole.fflch.usp.br/

@ centrodametropole@usp.br

 

 

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui.