Desigualdades e políticas públicas

#26 - AGOSTO 2022 ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

Sustentabilidade do quadro fiscal positivo dos estados e DF no início de 2022 é incerta para o restante do ano

Ao mesmo tempo em que se registra aumento real de 10,6% das Receitas Correntes Líquidas em relação ao mesmo período de 2021 e um saldo aumentando no caixa de estados e DF, há um déficit no atendimento da população em áreas como educação e infraestrutura, conforme expõe Nota Técnica do CEM-Cepid/Fapesp.

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Atualidades

Priorizar o transporte ativo a pé

Neste vídeo, o pesquisador da Equipe de Transferência e Difusão do CEM , Fernando Gomes, comenta a situação atual e as ações planejadas para as calçadas da metrópole. Recorrendo a mapas e gráficos, Gomes discorre sobre a desigualdade na distribuição de espaço para pedestres na cidade.

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Acervo de mais de 190 estudos e pesquisas estão nos anais do Fórum SP 21

Evento realizado em outubro passado, organizado pelo CEM com outras instituições, tratou do Sistema Municipal de Planejamento de São Paulo, com foco no Plano Diretor e na Política Urbana do município, e mirou nos impactos e nas repercussões vivenciadas pela cidade no século 21. Agora os trabalhos estão disponíveis para acesso gratuito.

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NOSSAS PUBLICAÇÕES

Os movimentos sociais em livros didáticos de Sociologia para o ensino médio

Nos últimos anos, protestos políticos polarizados se tornaram fenômenos recorrentes no Brasil. Este texto escrito por Matheus Mazzilli Pereira, do CEM, em conjunto com Brenda Espindula (UFRGS), Camila Farias da Silva (UFRGS) e Eduardo Georjão Fernandes (Uniftec), analisa o material didático para a disciplina de Sociologia e indica que o tema é contextualizado historicamente, mas os pressupostos teóricos se mostram defasados.

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Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural

A partir dos conceitos como burocracia de nível de rua e gênero, Gabriela Lotta (CEM), Marina Exner, Marcela Corrêa e Marta Farah – todas da FGV – exploraram os obstáculos postos às professoras para implementar as orientações de documentos normativos brasileiros que defendem a incorporação da perspectiva de gênero na educação.

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Governança em Saúde: em busca de padrões

A pesquisadora do CEM, Vera Schattan Coelho, assina capítulo no livro “Mosaico de Olhares” para celebrar os 50 anos do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Os textos da coletânea organizada por Mauricio Fiore e Miriam Dolhnikoff fornecem subsídios para debates atuais e o conhecimento crítico em ciências humanas.

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Democracia e redução da desigualdade econômica no Brasil: a inclusão dos outsiders

A pesquisadora Marta Arretche, do CEM, escreve capítulo no livro “A América Latina e o estado de bem-estar: características, obstáculos e desafios” organizado por Mauricio Godinho Delgado e Lorena Vasconcelos Porto. A obra discorre sobre os obstáculos, as conquistas e as razões das falhas deste modelo de Estado.

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