#3 - Junho 2020

ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.


DADOS E ANÁLISES

Dificuldade no acesso a Renda Básica Emergencial 

Coordenado por Rogério Barbosa (CEM) e Ian Prates (Cebrap), este estudo, que conta com a participação de outros pesquisadores do CEM, mostra que 7,4 milhões de pessoas elegíveis para receber a Renda Básica Emergencial não têm acesso à internet, o que compromete e limita o acesso ao auxílio. A pesquisa sugere estratégias estruturais para aperfeiçoar a implementação do programa. 
LEIA MAIS »

 

Novo grupo de vulneráveis

Pessoas negras que trabalham informalmente são historicamente mais vulneráveis em relação ao mercado de trabalho e à perda de renda. No entanto, a pandemia inaugura uma nova categoria de vulnerabilidade: pessoas brancas com ensino superior e trabalho formal. A análise foi feita pela Rede de Políticas Públicas & Sociedade.
LEIA MAIS »


ATUALIDADES

O colapso pela morte: o sistema prisional na pandemia 

Com participação da professora da FGV - EAESP e pesquisadora do CEM Gabriela Lotta, este artigo mostra como a pandemia exacerba problemas históricos enfrentados pelo sistema prisional, como insalubridade e carência de estrutura para tratamento de saúde. Trazendo o risco de que, durante a pandemia, esses ambientes concentrem as maiores taxas de infecção e morte do país. São examinados os entraves do encarceramento em meio a crise e sugeridas medidas estratégicas para mitigar a situação.
LEIA MAIS »

 

A crise de financiamento de estados e municípios brasileiros e a coordenação federal para o enfrentamento da covid-19

A professora da EACH/USP e pesquisadora do CEM Ursula Peres, em parceria com Fábio Pereira, discute neste artigo os desafios de financiamento dos estados e municípios na pandemia e qual deveria ser a atuação do governo federal na coordenação fiscal da crise. 
LEIA MAIS »

 

Como os governos estaduais lidam com a pandemia

Este conteúdo especial apresenta como os governos estaduais vêm enfrentando a pandemia no Brasil, por meio de medidas locais de contenção das contaminações pelo novo coronavírus. Os pesquisadores do CEM Carolina Requena, Eduardo Lazzari, Hellen Guicheney, Renata Bichir e Sérgio Simoni Jr., analisam o contexto do estado de São Paulo.
LEIA MAIS »

 

Só a saúde resolve? A urgência de ações intersetoriais na crise da covid-19

Intervenções na área da saúde e da economia não suprem a complexidade e interdependência das desigualdades acentuadas pela crise, já que as soluções atuais são fragmentadas e não consideram os ciclos relacionais dos problemas. Este é o tema debatido neste artigo da professora da FGV - EAESP e pesquisadora do CEM Gabriela Lotta, em parceria com outras autoras.
LEIA MAIS »


DE OUTRAS REDES

Sobre a maneira de transmissão do cólera

Neste livro, o médico inglês John Snow analisa a epidemia de cólera em Londres, em 1854. Um clássico sobre o enfrentamento de crises na saúde pública, referência para pensar alguns dos dilemas da atualidade.
VEJA MAIS »

 

Um diário do ano da peste 

Esta obra ficcional do escritor inglês Daniel Defoe, parte de um diário para tratar da peste bubônica em Londres, em 1665. Outra referência clássica sobre epidemias no mundo.
LEIA MAIS »

Indicações de:
Eduardo Marques, professor titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole. 


CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE
T FFLCH/USP 55 11 3091 2097
T Cebrap 55 11 5574 0399
http://centrodametropole.fflch.usp.br
@ centrodametropole@usp.br


 

 

 

Se não desejar mais receber esta
newsletter, descadastre-se aqui.