21 de dezembro de 2020 ver na web


Olá! Esta é a edição #17 da newsletter "NexoEDU no Enem". O tema deste e-mail é "resíduos sólidos". Diferentes atividades humanas, industrial, comercial, agrícola, doméstica, entre outras, geram materiais que são descartados todos os dias. Sua destinação correta e reaproveitamento são desafios ambientais para países ao redor do mundo. Veja outras edições disponíveis nesta página.


Para começo de conversa

O material se tornou praticamente onipresente no cotidiano e se transformou em um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Este conteúdo explica em detalhes o que é plástico, quando foi criado e disseminado, como funciona sua produção e descarte hoje no mundo, entre outros pontos.

Plástico: de mil e uma utilidades a problema ambiental

leia o material

Desde a década de 1980, a China importou e aceitou receber resíduos do mundo todo: os chineses separavam o lixo, identificando o que é realmente aproveitável. Recentemente, o negócio foi reavaliado pelo governo chinês devido ao risco ecológico. Entenda como funciona o mercado internacional do lixo.

O fim dos ‘lixões do mundo’. E o destino do lixo agora

leia o material

De 1950 até 2015 foram produzidas cerca de 7,8 bilhões de toneladas de plástico. Apenas 20% desse total foi reciclado. Estes gráficos permitem a visualização de dados sobre o gerenciamento do lixo em diferentes países.

Qual o destino do lixo plástico no mundo

veja o gráfico

“O lixo é um erro de design”: eis o slogan do momento. Há que se pensar o destino dos objetos ao projetá-los, de modo que não se esgotem nem sejam descartados depois do uso. Conheça mais neste verbete sobre a origem e sentidos desta palavra.


Além disso

A geração diária de toneladas de resíduos nas cidades é um dos grandes problemas urbanos contemporâneos. Se para o descarte de materiais secos o destino alternativo é a reciclagem, para o material orgânico um caminho que vem ganhando popularidade é o da compostagem. Conheça ou relembre o processo.

Como fazer uma composteira em casa e reaproveitar seu ‘lixo’

leia o material

Como encaminhar para reciclagem de maneira correta o que não queremos mais em casa? Este é um pequeno guia com orientações para algumas categorias de lixo.

Como descartar celulares, remédios, vidro, móveis e mais

leia o conteúdo


para fechar

No contexto da pandemia um assunto que emerge é a destinação das máscaras descartáveis usadas contra a covid-19. Um comitê de cientistas franceses vem pesquisando formas corretas de tratamento desses dejetos.

Qual o impacto das máscaras descartáveis na natureza

leia o material


COLOQUE NA AGENDA

Nossa terceira aula aberta tem como tema a pandemia no Brasil e no mundo e será ministrada por Miguel Lago, cientista político e diretor-executivo do IEPS - Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. A transmissão acontece terça-feira, 05 de janeiro, ao meio-dia. Inscreva-se no canal do Nexo no YouTube ou defina um lembrete para receber uma notificação minutos antes de começar.

 

 

SOBRE O PROFESSOR

Miguel Lago é diretor-executivo do IEPS. Cientista político, foi co-fundador do Meu Rio e diretor-presidente do Nossas, organização referência em civic-tech na América Latina. É professor visitante em Sciences Po-Paris e na Universidade de Columbia (SIPA). Em 2019 foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes em Governo Digital no mundo, segundo a plataforma britânica Apolitical.

Todos os conteúdos da newsletter NexoEDU no Enem têm acesso livre
graças ao apoio institucional da Itaú Educação e Trabalho.

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui