11 de dezembro de 2020 ver na web


Olá! Esta é a edição #9 da newsletter "NexoEDU no Enem". O tema deste e-mail é "questão racial no Brasil". Assunto central para a democracia no país. Com impactos em diferentes campos como o social, o econômico, o político, da saúde, entre outros. Veja outras edições disponíveis nesta página.


Para começo de conversa

Este conteúdo relembra a história do movimento negro no Brasil e os principais marcos de sua luta por afirmação e contra o racismo.

A caminhada do movimento negro no Brasil

leia o material

Sobre o momento atual, esta entrevista com Maria José de Menezes, do Núcleo de Consciência Negra da USP, apresenta o manifesto pró-democracia, liderado por entidades do movimento negro. Intitulado “Enquanto houver Racismo, não haverá Democracia!”, a iniciativa é da Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 150 grupos, além de outras centenas de pessoas.

‘Questão racial não é moda, e deve permanecer além da comoção’

leia o material

Com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estes gráficos mostram as diferenças entre brancos e negros em relação ao desemprego, na renda e entre outros fatores. 

A desigualdade racial do mercado de trabalho em 6 gráficos

leia o conteúdo

O professor visitante da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Silvio Almeida, discute nesta entrevista a centralidade, hoje, da questão racial no Brasil e nos EUA considerando os desafios de saúde pública, sociais e políticos.

‘Não dá para falar de democracia sem falar da questão racial’

leia o material


Além disso

Realizado 16 anos antes da abolição definitiva da escravidão, o primeiro censo (ou recenseamento) geral brasileiro foi o único produzido no Império cobrindo todo o território nacional. A pesquisa contemplou a população escravizada.

Censo de 1872: o retrato do Brasil da escravidão

leia o material

O Rio de Janeiro foi uma das principais portas de entrada de escravos nas Américas. Eles chegaram ao país através do Cais do Valongo. O local foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Entenda sua importância histórica.

O que significa o Cais do Valongo se tornar Patrimônio Mundial

leia o conteúdo


para fechar

Em novembro, João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, foi espancado até a morte por seguranças de uma unidade do Carrefour em Porto Alegre. Manifestantes pediram justiça para a vítima e denunciaram o racismo no país.

 

Por que o mito de que não existe racismo no Brasil persiste

leia o conteúdo

 

O racismo e suas representações são construídos através de ideologias, atitudes, práticas e processos sociais. Entenda conceitos centrais deste debate.

 

As formas elementares do racismo

leia o material

 

Qual a diferença entre raça, cor e etnia? O que é racismo? Veja como pesquisas respondem a cinco questões sobre o assunto.

 

A questão racial no Brasil, em 5 pontos

leia o conteúdo


COLOQUE NA AGENDA

Nossa segunda aula aberta tem como tema a questão racial no Brasil e será ministrada por Flavia Rios, professora da Universidade Federal Fluminense e integrante do Afro/Cebrap (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial). A transmissão acontece na próxima terça-feira, 15 de dezembro, ao meio-dia. Inscreva-se no canal do Nexo no YouTube ou defina um lembrete para receber uma notificação minutos antes de começar.

 

Todos os conteúdos da newsletter NexoEDU no Enem têm acesso livre
graças ao apoio institucional da Itaú Educação e Trabalho.

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui