14 de dezembro de 2020 ver na web


Olá! Esta é a edição #12 da newsletter "NexoEDU no Enem". O tema deste e-mail é "notícias falsas". Em destaque no debate público nacional e global, elas podem causar desinformação e provocar danos em áreas como na economia, na saúde e na política. Veja outras edições disponíveis nesta página.


Para começo de conversa

Este material especial sobre a produção e circulação de conteúdo falso no meio digital, apresenta uma cronologia com os fatos mais relevantes sobre o assunto na década que passou, além de análises de dois especialistas sobre os desafios futuros para o tema.

O baixo valor da verdade

leia o material

Este podcast apresenta iniciativa de combate à desinformação. O projeto alerta empresas sobre anúncios automáticos de suas marcas em sites que divulgam notícias falsas.

Sleeping Giants: o perfil do Twitter contra sites de fake news

ouça o podcast

O deepfake, ou fake profundo, termo que alude a uma fraude sofisticada, é o tema deste artigo, que discute, ainda, seus potenciais danos em áreas como saúde e política. 

O refinamento do deepfake. E os desafios que ele coloca

leia o material

A disseminação de notícias falsas via WhatsApp foi um dos principais assuntos das eleições presidenciais no Brasil em 2018. Entenda a discussão em torno dos usos do aplicativo e a circulação de fake news.

Quais as falhas do WhatsApp no combate à desinformação

leia o conteúdo


Além disso

Nesta entrevista com a pesquisadora Nuria Fernandez, é debatida a importância de iniciativas educacionais que ensinem estudantes a avaliarem a qualidade da informação.

Como as ‘fake news’ podem ser um incentivo à ‘alfabetização midiática’

leia o material

O The News Literacy Project é um exemplo de projeto que dissemina a 'alfabetização midiática’. Técnicas ensinadas normalmente a crianças e jovens para melhorar a capacidade de discernimento sobre o que é informação confiável e o que é desinformação.

A educação midiática como antídoto contra notícias falsas

leia o material


para fechar

No contexto atual da pandemia, boatos e notícias falsas sobre o novo coronavírus têm se espalhado por diferentes canais na internet. Empresas de tecnologia criaram medidas para tentar reduzir esse fenômeno.

 

O que as redes sociais fazem para coibir fake news em meio à pandemia

leia o material

 


COLOQUE NA AGENDA

Nossa segunda aula aberta tem como tema a questão racial no Brasil e será ministrada por Flavia Rios, professora da Universidade Federal Fluminense e integrante do Afro/Cebrap (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial). A transmissão acontece amanhã, terça-feira, 15 de dezembro, ao meio-dia. Inscreva-se no canal do Nexo no YouTube ou defina um lembrete para receber uma notificação minutos antes de começar.

 

Todos os conteúdos da newsletter NexoEDU no Enem têm acesso livre
graças ao apoio institucional da Itaú Educação e Trabalho.

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui