#9 - Dezembro 2020

ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

Nesta edição, enviamos destaques da nossa produção em 2020, em formatos de textos e vídeos.

Boa leitura!


TEXTOS

A influência da religião no voto dos mais pobres

Como o pentecostalismo influencia o voto e como o comportamento dos fiéis é mais motivado pela moral, pelo baixo consumo de informações e pelos brokers (cabos eleitorais) do que pela redistribuição de renda? Estas são questões desenvolvidas na tese do pesquisador do CEM, Victor Araújo, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A tese conquistou o Prêmio Capes de Tese de Doutorado em Ciência Política de 2020 e Menção Honrosa das Teses de Doutorado da ANPOCS.
LEIA MAIS »

 

Novo grupo de vulneráveis 

Pessoas negras que trabalham informalmente são historicamente mais vulneráveis em relação ao mercado de trabalho e à perda de renda. No entanto, a pandemia inaugura uma nova categoria de vulnerabilidade: pessoas brancas com ensino superior e trabalho formal. A análise foi feita pela Rede de Políticas Públicas & Sociedade.
LEIA MAIS »

 

Organizações e movimentos sociais ampliam as capacidades do Estado para atender demandas da sociedade 

O livro “Movimentos Sociais e Institucionalização: Políticas Sociais, Raça e Gênero no Brasil Pós -Transição”, organizado pelo vice-diretor do CEM, Adrian Gurza Lavalle e pelos professores Euzeneia Carlos (Ufes), Monika Dowbor (Unisinos) e José Szwako (IESP-UERJ), foi lançado pela EdUERJ, IESP, CEM e FAPESP. O trabalho reúne reflexões sobre a relação entre atores sociais, movimentos sociais e instituições políticas, ressaltando o ganho de capacidades estatais provenientes dessas interações. 
LEIA MAIS »

 

Livro traça continuidades e divergências nas políticas de combate às desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e PT

O livro “As políticas da política”, uma publicação do CEM organizada por Marta Arretche, Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria e publicada pela Editora Unesp, recebeu o prêmio de Menção Honrosa na categoria Ciências Sociais do 6º Prêmio ABEU 2020. O livro reúne dezesseis artigos que analisam diferentes políticas sociais e dinâmicas políticas pós Constituição de 1988. São examinadas a evolução das políticas nos governos do PT e PSDB e suas estratégias. Os diferentes capítulos abordam questões como os processos de formulação e a efetividade das políticas em vários campos como redistribuição de renda, saúde, educação, assistência social, urbanas, racial, e orçamentária entre outras. 
LEIA MAIS »

 

Mudanças no transporte coletivo de grandes cidades aumentaram risco de contágio dos grupos mais vulneráveis

Estudo coordenado por Mariana Giannotti, pesquisadora do CEM e professora da Poli-USP, mostra que as desigualdades no transporte público cresceram em razão das medidas adotadas pelos governos estaduais e municipais durante a pandemia. A redução na circulação de ônibus, trens e metrô não acompanhou a demanda e resultou numa maior lotação dos meios de transporte público, particularmente nas periferias de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. A análise faz parte da produção da Rede de Pesquisa Solidária, iniciativa que reúne mais de 40 pesquisadores que vêm monitorando as políticas públicas no enfrentamento da covid-19.
LEIA MAIS »


VÍDEOS

Cidades Inteligentes e Sustentáveis

O diretor do CEM, Eduardo Marques, participou com os pesquisadores Margarida Campolargo, Paulo José Pereira Curado e Luiz Satoru Ochi do webinário “Cidades inteligentes e sustentáveis”, promovido em novembro pela ABC (Academia Brasileira de Ciências). O 27º webinário do ano tratou de temas como planejamento, desenvolvimento e bem-estar e suas relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030. Os participantes discutiram os desafios e soluções multidisciplinares na elaboração de políticas públicas em diversas áreas. 
ASSISTA »

 

Como parar o crescimento da pobreza 

O pesquisador do CEM Rogério Barbosa participou do seminário "Agenda Social: Pobreza e Miséria no País" junto com a economista Monica de Bolle. O evento foi promovido pela Câmara dos Deputados em agosto, no qual foi discutido o crescimento e os impactos da pobreza no Brasil. Participaram também do debate parlamentares envolvidos na proposição do programa de renda básica universal.
ASSISTA »

 

O papel das epidemias na redução da desigualdade

A professora Marta Arretche, do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do CEM, discutiu os efeitos de curto e longo prazo das epidemias na redução da desigualdade no “Seminários Online Sobre Covid-19”, ocorrido em abril. O evento foi  organizado pela professora Lorena Barberia do DCP-FFLCH/USP.
ASSISTA »

 

O Fundeb que precisamos

A professora Ursula Peres participou do 3º seminário “O Fundeb que precisamos”, promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo em agosto. O evento sobre financiamento e qualidade da educação no Brasil teve mediação do diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alexsandro Santos, e contou com a participação do professor Romualdo Portela, presidente da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação) e Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos pela educação. 
ASSISTA »

 

Dilemas contemporâneos da representação política

O vice-diretor do CEM, Adrian Gurza Lavalle e a professora Débora Rezende, da UnB, participaram de live, em junho, produzida e transmitida pelo professor de Ciência Política da Unicamp, Wagner Romão. No evento, intitulado "Dilemas contemporâneos da representação política", os participantes falaram sobre os desafios impostos ao exercício da democracia e da cidadania na última década.
ASSISTA »


Recebeu por indicação? Cadastre-se no final desta página.
 


CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE
T FFLCH/USP 55 11 3091 2097
T Cebrap 55 11 5574 0399
http://centrodametropole.fflch.usp.br
@ centrodametropole@usp.br


 

 

 

Se não desejar mais receber esta
newsletter, descadastre-se aqui.