#7 - Outubro 2020

ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.


DADOS E ANÁLISES

Efeitos do desemprego, do auxílio emergencial e do programa emergencial de preservação do emprego e da renda (MP Nº 936/2020) sobre a renda, a pobreza e a desigualdade durante e depois da pandemia

Neste artigo de Rogério Barbosa (CEM) e Ian Prates (Cebrap), que faz parte do relatório do IPEA “Mercado de Trabalho: conjuntura e análise”, é apresentada uma avaliação detalhada dos indicadores econômicos durante a pandemia do coronavírus e dos efeitos das políticas de proteção social adotadas pelo governo no primeiro semestre de 2020. Os pesquisadores ressaltam que uma análise simplista dos dados pode levar a uma falsa percepção da realidade econômica do país e das perspectivas para o pós-pandemia. Também alertam para a necessidade de planejamento de programas de atenção social para contenção da pobreza e das desigualdades. “Passada a pandemia, a economia estará ainda no fundo do poço. Extinta a RBE – e sem outro programa que a substitua, mesmo que menos generoso –, a pobreza pode atingir um quarto da população e a desigualdade crescer vertiginosamente para patamares que não víamos desde os anos 1980. Evitar esse legado da pandemia por meio de um sistema de proteção social sólido é um dos principais desafios para os tempos futuros”, argumentam os autores.
LEIA MAIS »

 

Um federalismo centralizado

Em artigo para a Revista de Ciências Sociais Dados, a pesquisadora do CEM Marta Arretche revisa os principais argumentos sobre o federalismo brasileiro trabalhados durante a década de 2000 e publicados em seu livro “Democracia, Federalismo e centralização no Brasil”, que recebeu menção honrosa no Concurso da ANPOCS de 2013. As interpretações até então correntes sobre o federalismo brasileiro, que ressaltavam “um governo central fraco, destituído de recursos para contrariar interesses regionais e coordenar políticas nacionais” são revistas à luz de novas evidências sobre a autoridade decisória da União, o caráter partidário do comportamento parlamentar e as desigualdades regionais. 
LEIA MAIS »


ATUALIDADES

Projeto de pesquisa desenvolvido no CEM conquista Prêmio Capes de Tese 2020

Victor Araújo, pesquisador associado do CEM e orientando da professora Marta Arretche, também pesquisadora do centro, conquistou o Prêmio Capes de Tese de 2020 na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Na tese “Religião distrai os pobres? Pentecostalismo e voto redistributivo no Brasil”, defendida no programa de doutorado do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP, Araújo analisou a influência da religião pentecostal no voto dos mais pobres em relação a partidos que têm em sua plataforma políticas de redistribuição. Araújo atribui esse comportamento ao caráter moral das pregações pentecostais, que colocam este setor contra políticas redistributivas, mesmo sendo potencialmente o mais beneficiado por elas.
LEIA MAIS »

 

Participação do CEM em cursos de extensão na USP: gêneros e feminismos na FFLCH

Pesquisadores do CEM vão coordenar e ministrar 2 dos 11 cursos oferecidos no ciclo “Gêneros e Feminismos na FFLCH”, que aborda o conceito de gênero, além das  perspectivas feministas constituídas em campos variados do saber. O curso "Filosofia política e feminismos" tem coordenação do vice-diretor do CEM, Adrian Lavalle, e conta com a pós-doutoranda do CEM, Katarina Pitasse Fragoso, como uma das ministrantes. Já o curso "Perspectivas críticas sobre os cuidados: diálogos feministas" é coordenado pela pesquisadora do CEM e professora do DCP-FFLCH, Marta Arretche e conta com a pós-doutoranda do CEM, Eugenia Brage, como uma das ministrantes. 
LEIA MAIS »

 

Livro “As políticas da política” gera debate entre pesquisadores

O livro “As Políticas da Política: desigualdades e inclusão nos Governos PSDB e PT”, lançado em abril pelo CEM e a Editora Unesp, foi alvo de debate virtual entre os organizadores: Carlos Aurélio Pimenta de Faria (PUC-Minas), Eduardo Marques, e Marta Arretche (ambos do CEM) e Samuel Pessoa (FGV). O livro discute as políticas públicas e as dinâmicas políticas que as cercam, produto simultaneamente das continuidades vivenciadas pela democracia brasileira recente e das mudanças de orientação ligadas aos princípios e ideologias dos partidos no poder. O debate se deu por meio de artigos publicados na Folha de São Paulo e no blog do IBRE-FGV, onde os organizadores defenderam os métodos e análises propostos pelo livro.
LEIA MAIS »


NOSSAS PUBLICAÇÕES

Livro II e III colóquios de estudos em gestão de políticas públicas

O livro “II e III Colóquio de estudos em gestão de políticas públicas”, organizado por Ursula Peres, Patrícia Mendonça e Diego Vargas, reúne os principais trabalhos apresentados nos eventos realizados na EACH-USP, em 2016 e 2017. A 2ª edição do colóquio reflete parte dos estudos da linha de pesquisa “Estado, Administração Pública e Gestão Social”. A edição seguinte apresentou trabalhos da linha de pesquisa “Sociedade, Instituições e Políticas Públicas”, e teve formato diferente, privilegiando o debate interinstitucional com os programas da UNIFESP e da EAESP/FGV e através de convites realizados a profissionais e representantes do poder público.
LEIA MAIS »

 

Teoria e Análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil

Organizado por Gabriela Lotta, pesquisadora do CEM, o livro “Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil” reúne aprendizados do Seminário Nacional de Estudos sobre Políticas Públicas, realizado em 2018, sob organização da Escola Enap, UFABC e PUC/RJ. O evento contou com apresentação de trabalhos empíricos e teóricos dedicados à implementação de políticas públicas, campo que vem ganhando relevância na academia brasileira. O livro não esgota o tema, mas apresenta um rico mapa introdutório sobre esses estudos e pode inspirar outros pesquisadores interessados por essa temática.
LEIA MAIS »


Recebeu por indicação? Cadastre-se no final desta página.
 


CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE
T FFLCH/USP 55 11 3091 2097
T Cebrap 55 11 5574 0399
http://centrodametropole.fflch.usp.br
@ centrodametropole@usp.br


 

 

 

Se não desejar mais receber esta
newsletter, descadastre-se aqui.