#5 - Agosto 2020

ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.


DADOS E ANÁLISES

Pesquisadora do CEM discute papel dos agentes comunitários de saúde em texto na Lancet

Em contribuição para a seção "Comment" da revista científica The Lancet, a pesquisadora Gabriela Lotta comenta a situação de trabalho dos agentes comunitários de saúde, importantes profissionais da atenção primária do SUS, em meio à pandemia de covid-19. Entre os desafios citados no artigo, estão a falta de treinamento adequado de controle de infecção e de equipamentos de proteção individual, inconsistência no registro de mortes e hostilidade por parte da população.
LEIA MAIS »

 

Relaxar confinamento no interior de São Paulo pode ter sido precipitado

Análise dos pesquisadores do CEM Hellen Guicheney, Eduardo Lazzari, Sérgio Simoni Jr. e Carolina Requena mostra conflitos entre o plano de reabertura econômica para o estado de São Paulo e a tendência, já antecipada em abril, de expansão do contágio por covid-19 para o interior e litoral. O estudo faz parte do programa "Os governos estaduais e as ações de enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil" e busca entender as variáveis envolvidas nas decisões sobre o isolamento social e suas consequências.
LEIA MAIS »


ATUALIDADES

Oportunidade de bolsas de pós-doutorado em Ciências Sociais

Está aberto edital do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) para seleção de até três bolsistas para pós-doutorado em Ciências Sociais. O prazo final de inscrição é dia 15 de agosto deste ano e o valor das bolsas é de R$ 7.373,10 mensais.
LEIA MAIS »


NOSSAS PUBLICAÇÕES

Movimentos sociais e institucionalização: políticas sociais, raça e gênero no Brasil pós-transição


 

Este livro publicado pela editora UERJ, em parceria com o CEM, Fapesp, e IESP-UERJ, se dedica às interações entre Estado e sociedade civil no período pós-transição democrática. Em destaque, a relação de mútua constituição e desenvolvimento, possibilitando que o Estado atenda setores distanciados das burocracias. O trabalho, que teve Adrian Gurza Lavalle, pesquisador do CEM, como um dos organizadores, apresenta variáveis que afetam a capacidade de organizações não governamentais de impactar políticas públicas, dando ênfase particular à questão da institucionalização.
LEIA MAIS »

 

Accountability e redução das desigualdades em saúde: a experiência de São Paulo

Os pesquisadores do CEM Vera Schattan, Luís Marcelo Marcondes e Marina Barbosa analisam a experiência paulistana de redução de desigualdades no acesso aos serviços de saúde entre 2001 e 2016. Tendo em vista a situação anterior a esse período, de concentração de recursos de saúde nas áreas centrais do município de São Paulo, o artigo atribui a 3 mecanismos de accountability (eleitoral, social e gerencial) a democratização do acesso a esses serviços.
LEIA MAIS »

 

Gasto público e desigualdade social. O orçamento do governo federal brasileiro entre 1995 e 2016

Este artigo publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais pelos autores Ursula Dias Peres e Fábio Pereira dos Santos analisa a política orçamentária brasileira e seus desdobramentos ambíguos. Ao mesmo tempo em que possibilitou a ampliação de gastos sociais e a redução da desigualdade, tal política também impulsionou a concentração de renda no Brasil. A explicação para esse fenômeno, de acordo com os  pesquisadores, está em quatro diferentes dimensões que operaram contraditoriamente nos processos de decisão do orçamento público brasileiro.
LEIA MAIS »

 

Seeing Like a Social Movement: Institucionalização simbólica e capacidades estatais cognitivas

Revisitando as interações entre movimentos sociais e Estado à luz do livro “Seeing like a state”, de James C. Scott, os pesquisadores José Szwako e Adrian Gurza Lavalle defendem uma abordagem mais ampla da discussão recorrente sobre institucionalização de movimentos sociais, debruçando-se não apenas sobre as formas de ação e organização dos atores, mas também suas categorias, ideias e ideais. 
LEIA MAIS »



Recebeu por indicação? Cadastre-se no final desta página.
 


CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE
T FFLCH/USP 55 11 3091 2097
T Cebrap 55 11 5574 0399
http://centrodametropole.fflch.usp.br
@ centrodametropole@usp.br


 

 

 

Se não desejar mais receber esta
newsletter, descadastre-se aqui.