Desigualdades e políticas públicas

#33 - maio 2023ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

crédito: Marcos Santos/USP Imagens

Igrejas Evangélicas abriram 17 novos templos por dia em média no Brasil em 2019

Nota Técnica 20 do CEM, assinada pelo pesquisador Victor Araújo, traça a evolução das diversas denominações religiosas no país no período de 1920 a 2019. O processo de expansão ganhou tração a partir dos anos 1970 e atingiu seu ápice entre 2000 e 2016.

LEIA MAIS >>

Base de dados do CEM traz resultados dos locais de votação das regiões metropolitanas do Brasil e do estado de São Paulo em 2022

Além do arquivo cartográfico, base gratuita – disponível no site do CEM – oferece uma tabela em excel com os votos por partido dos candidatos a presidente, governador, senador e os partidos com candidatos a deputado federal e estadual em 2022 em cada das principais Regiões Metropolitanas do Brasil e de todo o estado de São Paulo.

LEIA MAIS >>

ATUALIDADES

Em vídeo no canal do CEM no Youtube, o pesquisador Fernando Gomes explica o Painel Cadastral

Nova plataforma disponibiliza dados sobre a cidade de São Paulo, baseados no IPTU de 1,7 milhão de lotes do município. Desenvolvido pelo CEM para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, o site traz informações como a área total construída, o tamanho dos terrenos, o número de pavimentos, os padrões construtivos, os coeficientes de aproveitamento e a taxa de ocupação. Acompanhe os detalhes na explicação gravada.

VEJA O VÍDEO >>

Cientistas sociais que atuam no novo governo participam de seminário conjunto DCP-USP e CEM

O Centro de Estudos da Metrópole e o DCP-USP (Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo) promoveram o seminário “Cientistas Sociais e Políticas Sociais do Novo Governo”. Pesquisadores que passaram pelo CEM e pelo Departamento ocupam postos de destaque na administração federal e explicam os desafios atuais. Confira a gravação no Youtube.

VEJA O VÍDEO >>
NOSSAS PUBLICAÇÕES

The impact of the COVID-19 pandemic in the frontline health workforce: Perceptions of vulnerability of Brazil’s community health workers

Agentes comunitários de saúde (ACSs) desempenham um papel importante para garantir a implementação de políticas de saúde no cotidiano social. Este artigo, assinado pela pesquisadora do CEM, Gabriela Lotta, e por João Nunes, Michelle Fernandez e Marcela Correa, analisou as percepções e experiências dos ACSs durante a pandemia de covid-19 e comparou com outros profissionais de saúde.

LEIA MAIS >>

Desejo e Desobediência: Horizontes Populares Feministas De Luta Na América Latina

Em resenha do livro “Potência Feminista ou o desejo de transformar tudo”, a pesquisadora do CEM, Eugenia Brage, e Gabriela Moncau (USP) discutem a obra da socióloga Verónica Gago. O trabalho analisa as novidades do atual momento político em todo o sul do continente americano, tendo como eixos as críticas ao neoliberalismo, ao capitalismo extrativista, ao colonialismo e ao patriarcado.

LEIA MAIS >>

Burocracia e orçamento: como atores políticos usam regras institucionais para alterar o orçamento municipal em São Paulo

Ursula Dias Peres e Samuel Ralize Godoy, ambos do CEM, contribuem com artigo no livro “Mosaico da burocracia pública brasileira: novos olhares sobre burocratas e interesses no Brasil”, organizado por Mariele Troiano, Nayara Albrecht e Pedro Floriano Ribeiro. A obra analisa os principais conceitos relacionados à burocracia pública, discute sua politização e o histórico do desenvolvimento da burocracia na sociedade brasileira contemplando de Vargas a Bolsonaro.

LEIA MAIS >>

Social Movements and Modes of Institutionalization

A coletânea “The Oxford Handbook of Latin American Social Movements”, organizada por Federico Rossi, recebe artigo de Adrian Gurza Lavalle, pesquisador do CEM, e de José Szwako (UERJ). O livro apresenta um levantamento da ampla gama de perspectivas teóricas sobre os movimentos sociais na América Latina desde o final do século XIX até o século XXI.

LEIA MAIS >>

Recebeu esta newsletter por indicação? Cadastre-se aqui.

 

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE

T FFLCH/USP 55 11 3091 2097

T Cebrap 55 11 5574 0399

W http://centrodametropole.fflch.usp.br/

@ centrodametropole@usp.br

 

 

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui.