Desigualdades e políticas públicas

#32 - abril 2023ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

Crédito: Silvio Tanaka/Commons Wikimedia.

São Paulo construiu o equivalente a um Edifício Copan a cada cinco dias entre 1995 e 2023

Plataforma digital cartográfica – Painel Cadastral de São Paulo – disponibiliza dados gratuitos sobre a cidade baseados no IPTU. O novo sistema – desenvolvido pelo CEM para o município – traz informações como a área total construída, o tamanho dos terrenos, o número de pavimentos, os padrões construtivos, os coeficientes de aproveitamento e a taxa de ocupação e permite acesso às informações públicas e pesquisas inéditas.

LEIA MAIS >>

ATUALIDADES

Desigualdades na África do Sul e no Brasil foi tema do Seminário Internacional do CEM

O sociólogo pan-africano e pesquisador da Universidade de Joanesburgo, Madalitso Zililo Phiri, apresentou conferência no Seminário Internacional do CEM. Em sua pesquisa comparativa, ele se afasta da perspectiva eurocêntrica do “Regime de Bem-Estar Social" e propõe uma visão que considere o que chama de "Política Social como Reparação".

VEJA O VÍDEO >>
NOSSAS PUBLICAÇÕES

Policy dynamics and government attention over welfare policies: an analysis of the Brazilian Case

Utilizando dados inéditos sobre a atenção dada pelos governos às políticas de bem-estar social de 1988 a 2018, Renata Bichir do CEM e Felipe Brasil (USP) adotam uma estratégia inédita para analisar a situação brasileira. De um lado, querem entender os momentos de continuidade e inflexão nas políticas de bem-estar social encabeçadas pelos governos no âmbito federal, de outro, identificar os temas de maior prioridade escolhidos pelos mandatários.

LEIA MAIS >>

Social housing and accessibility in Brazil's unequal cities

O artigo avalia o programa nacional de habitação social, o Minha Casa Minha Vida, em seis grandes cidades brasileiras. O trabalho de Camila Leite, Mariana Giannotti e Gilmara Gonçalves – todas do CEM – analisou métricas de acessibilidade ao emprego e concluiu que o programa pode melhorar as condições de beneficiário em comparação com indivíduos com níveis de renda semelhantes.

LEIA MAIS >>

Pretos + pardos: uma breve história das classificações raciais, movimentos negros e institucionalização simbólica no Brasil

Os pesquisadores Adrian Gurza Lavalle, do CEM e José Szwako (UERJ) investigam a variação histórica das categorias (oficiais e movimentalistas) utilizadas para classificar a população brasileira. Para isso, analisam a trajetória da classificação racial oficial nos censos demográficos brasileiros desde fins do Império.

LEIA MAIS >>

Tejidos comunitarios en un grupo de mujeres (cis) bolivianas durante la pandemia de COVID-19 en São Paulo, Brasil

Embora a pandemia tenha exacerbado problemas estruturais entre trabalhadoras de mão de obra têxtil no Bom Retiro, um grupo de mulheres bolivianas promoveu uma organização coletiva capaz de recriar modos de vida comunitários. O texto da pesquisadora do CEM Eugenia Brage revela como as estratégias de sobrevivência adotadas refletem profundas transformações individuais e subjetivas.

LEIA MAIS >>

Police officers and the meaning of work: the forgotten dimension

Pesquisa qualitativa com 305 detetives da polícia brasileira sugere que as macro e micro interações entre sujeitos afetam os significados do trabalho que desempenham. Gabriela Lotta, do CEM, Rafael Alcadipani (FGV) e Cintia Rodrigues (UFU) focaram na natureza interativa do trabalho dos policiais neste artigo publicado na Public Organization Review.

LEIA MAIS >>

Recebeu esta newsletter por indicação? Cadastre-se aqui.

 

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE

T FFLCH/USP 55 11 3091 2097

T Cebrap 55 11 5574 0399

W http://centrodametropole.fflch.usp.br/

@ centrodametropole@usp.br

 

 

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui.