#13 - Junho 2021

ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.


DADOS E ANÁLISES

CEM fornece mapeamento completo do transporte metroferroviário na Região Metropolitana de São Paulo

Disponibilizada de forma aberta e gratuita, a base de dados foi elaborada a partir do arquivo CEM de Logradouros e contém informações coletadas nos sites do Metrô, da CPTM, da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, bem como do Google Maps e dos guias impressos Geomapas e Mapograf. Dentre as novidades em destaque estão as imagens de satélite da cidade.
LEIA MAIS »

ATUALIDADES

CEM repudia novo adiamento da realização do Censo de 2020

Não apenas o Estado, mas também agentes de mercado e organizações da sociedade civil dependem da existência de dados precisos e detalhados sobre o país. A não realização do Censo desajusta a alocação de recursos e gera desconhecimento de problemas sociais e de atividades do mercado.
LEIA MAIS »


Medidas de contenção à pandemia em São Paulo - entre conflitos e a corrida presidencial


Decisões do governo paulista só podem ser compreendidas à luz de diversos aspectos, conforme avaliam pesquisadores do CEM Sergio Simoni Jr, Carolina Requena, Eduardo Lazzari e Hellen Guicheney em texto publicado numa série especial na página da ABPC (Associação Brasileira de Ciência Política). A análise demonstra evidências de que a gestão do Plano São Paulo foi influenciada pelo calendário eleitoral de 2020, pelas disputas políticas para 2022, pelas pressões de setores da economia e pelo comportamento da pandemia.
LEIA MAIS »

NOSSAS PUBLICAÇÕES

Agendas de reformas e descentralização de políticas: um balanço das trajetórias da saúde e da assistência social

Renata Bichir, pesquisadora do CEM, assina capítulo no livro “Reformas do Estado no Brasil: trajetórias, inovações e desafios” organizado por Pedro Luiz Costa Cavalcante e Mauro Santos Silva do IPEA. O texto analisa os processos de descentralização e de coordenação federativa ocorridos em duas áreas do sistema de proteção social brasileiro – saúde e assistência social – e investiga o papel dos atores envolvidos. Com destaque ao movimento sanitarista, no caso da saúde, e à comunidade política da assistência social.
LEIA MAIS »


The politics of incremental progressivism: governments, governances and urban policy changes in São Paulo

O novo livro organizado por Eduardo Marques, diretor do CEM, procura responder um paradoxo: se cidades como a capital paulista são ingovernáveis, como foi possível produzir um conjunto de políticas direcionadas para a redução da desigualdade, de forma sustentada, por um longo período? Para explicar a questão, a publicação da editora Wiley articula teorias da ciência política sob uma nova abordagem e indica que, em razão da competição política, após governos de esquerda iniciarem políticas redistributivas, os de direita costumam mantê-las, mesmo que com menor intensidade, para não ferir o interesse dos mais pobres.
LEIA MAIS »


Movimentos sociais e sociedade civil: reconfigurações da mobilização, repensando nossas lentes

Os pesquisadores José Szwako, do CEBRAP, e Adrian Gurza Lavalle, do CEM, assinam um capítulo dedicado às mobilizações sociais recentes no livro “Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política”, organizado por Leonardo Avritzer, Fábio Kerche e Marjorie Marona. A publicação da editora Autêntica objetiva compreender o bolsonarismo numa dupla chave, como movimento e como forma de governo. 
LEIA MAIS »


Measuring mobility inequalities of favela residents based on mobile phone data

Dados geocodificados de telefones celulares indicam que, em média, moradores de favela vão mais longe de casa durante os dias úteis e realizam menos atividades fora de casa durante os fins de semana quando comparados com os não moradores de favela. O artigo publicado na Habitat International foi realizado pela pesquisadora do CEM Mariana Giannotti, juntamente com André Leite Rodrigues (Universidade de Lisboa), Matheus H. C. Cunha Barboza (CEPESP/FGV) e Bianca Bianchi Alves (Banco Mundial).
LEIA MAIS »


Recebeu por indicação? Cadastre-se no final desta página.
 


CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE
T FFLCH/USP 55 11 3091 2097
T Cebrap 55 11 5574 0399
http://centrodametropole.fflch.usp.br
@ centrodametropole@usp.br


 

 

 

Se não desejar mais receber esta
newsletter, descadastre-se aqui.