Desigualdades e políticas públicas

#30 - fevereiro 2023ver no navegador

Olá, essa é a newsletter do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Todo mês, uma seleção de estudos, dados e notícias mais relevantes sobre os temas das desigualdades e das políticas públicas.

 

DADOS E ANÁLISES

Base de dados dos resultados eleitorais do CEM já contém dados do pleito de 2022 para a Região Metropolitana de São Paulo

Levantamento possibilita gerar mapas com base nos locais de votação, além de utilizar as escalas do município, distrito, zona eleitoral e territórios eleitorais desde 1996 até a última eleição, para entender o comportamento eleitoral nestas eleições.

LEIA MAIS >>

ATUALIDADES

Workshop internacional do CEM discute injustiças urbanas

Com objetivo de criar um espaço para associar conceitos e teorias da filosofia política às demandas empíricas de grupos injustiçados, o evento visa pensar cidades mais justas e igualitárias. Debates ocorrem entre os dias 13 e 15 de fevereiro, em São Paulo, sob o nome "Injustiças Urbanas: Reflexões Normativas e Práticas".

LEIA MAIS >>

Prazo de inscrições do Fórum SP22 vai até 13 de fevereiro

Evento ocorre na retomada do debate público sobre a revisão do Plano Diretor de São Paulo, em um momento em que a cidade passa por transformações. Organizadores estendem a data limite para envio dos trabalhos até fevereiro de 2023, com o objetivo de garantir espaço para aprimorar a implementação da política urbana da metrópole.

LEIA MAIS >>

Padrões espaciais do crescimento residencial formal: Município de São Paulo, 2000/2020

Eduardo Marques, diretor e pesquisador do CEM, analisa o estoque residencial da cidade partindo do cadastro imobiliário oficial. Vídeo faz parte da série realizada no projeto Mídia Ciência da Fapesp.

VEJA O VÍDEO >>
NOSSAS PUBLICAÇÕES

Rapid qualitative health research from the Global South: Reflections and learnings from Argentina, Brazil, Chile, and Mexico during the COVID-19 pandemic

Este artigo explora as dificuldades em conciliar a urgência de realizar pesquisas com rapidez e as dificuldades ao empreendê-las durante a pandemia. Escrito pela pesquisadora do CEM, Eugenia Brage, em parceria com Itzel Eguiluz (Unam/México), Anahi Sy (Universidade Nacional de Lanús/Argentina) e Marcela González-Agüero (PUC/Chile), o texto fornece insights sobre experiências de pesquisa qualitativa em contextos latino-americanos.

LEIA MAIS >>

The bias in estimating accessibility inequalities using gravity-based metrics

Pesquisadores do CEM, Mariana Giannotti, Diego Tomasiello e Tainá Bittencourt se debruçaram sobre o município de São Paulo e a Grande Londres para investigar o comportamento dos deslocamentos nas metrópoles. Foram considerados o tempo de deslocamento, o curso da viagem em relação à renda, entre outros aspectos.

LEIA MAIS >>

La gobernanza de las metrópolis y los desafíos de la inclusión: la trayectoria de São Paulo

Neste capítulo, o diretor do CEM Eduardo Marques expõe os resultados de sua investigação sobre 31 programas redistributivos dos oito principais setores da política urbana da cidade de São Paulo. A pesquisa revela que governos de esquerda iniciaram 73% dos programas redistributivos, enquanto os de centro-direita foram responsáveis por 21% e de direita por 6%. O trabalho está contido no livro “El futuro de las ciudades” organizado por Fernando Carrión, Marcelo Corti, Patricia Kuri e Pedro Abramo.

LEIA MAIS >>

Recebeu esta newsletter por indicação? Cadastre-se aqui.

 

CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE

T FFLCH/USP 55 11 3091 2097

T Cebrap 55 11 5574 0399

W http://centrodametropole.fflch.usp.br/

@ centrodametropole@usp.br

 

 

Se você deseja deixar de receber esta newsletter, clique aqui.